segunda-feira, 29 de outubro de 2012

2ª. CONFERÊNCIA/DEBATE DO CICLO CIDADANIA E DEMOCRACIA DIRECTA, HOJE


No passado dia 26 do corrente, realizou-se na Biblioteca/Museu da Repª. e Resistª/Bº. Grandela, a 2ª Conferência deste Ciclo, promovido pela Tetúlia Liberdade em parceria com a Biblioteca/Museu.
Cerca de 30 pessoas participaram num animado debate sobre a crise estrutural do capialismo, que nos pretende fazer pagar os seus bloqueamentos, e que, na sua fase actual, caminha para um falhanço semelhante àquele sofrido há 3 décadas atrás pelo seu irmão siamês do capitalismo burocrático de estado, alcunhado de socialismo real.
 Perante os horrores desta sociedade, de abundância para uns quantos e de desperdício, abandono, destruição da natureza e esmagamento da liberdade para a esmagadora maioria, encontramo-nos hoje perante a necessidade de redescobrir as virtualidades da democracia directa. Abandonado o mito dos representantes, da pretensa igualdade manifesta apenas no condicionado voto político e jamais na democracia económica.
 Procurando agora redescobrir e adequar aos tempos actuais as decisões tomadas através da assembleia dos iguais, do igualitarismo, do associativismo livre, da auto-gestão generalizada e do federalismo.
No próxima sessão, em 23  de Novembro, serão apresentados exemplos concretos deste tipo organização. E convidamos todos os que tenham ideias deste tipo a apresentá-las à assembleia. Para que se estabeleçam contactos e se desenvolvam  cumplicidades e projectos.

A TERTÚLIA LIBERDADE JUNTO DOS CAMPONESES DA ANDALUZIA.
A Tertúlia Liberdade organiza de 1 a 4 de Novembro, uma missão junto do SAT, Sindicato Andaluz de Trabalhadores.
Desta vez contando com 17 pessoas, iremos de novo falar e aprender com elementos deste sindicato, cerca de 30.000, na grande maioria camponeses e trabalhadores agrícolas,
 O SAT é bem diferente dos sindicatos que conhecemos em Portugal. Auto-gestionário, praticante da acção directa e com decisões tomadas em assembeia. Particante do igualitarismo, sem privilégios, defensor do meio ambiente, autónomo e sem obediências partidárias.
Visitaremos realizações do SAT em Somonte, Marinaleda, Osuna e Sevilha e todo o material recolhido, incluindo um filme que rodaremos por lá, será levado junto dos interessados portugueses.

Sem comentários: