sexta-feira, 21 de março de 2014

quatro textos

A Tertúlia Liberdade, desde a sua fundação, definiu a edição de textos com uma das suas frentes de combate. Logo na sua primeira iniciativa, «200 anos de Denúncia da Escravatura» em 2007, fez publicar um livro reunindo reflexões, poemas e diversos textos sobre as escravaturas antigas e actuais.
No início deste ano pensávamos editar em papel mais um conjunto de opúsculos sobre a actualidade política e outras maneiras de ver a crise, que não aquela que passa a todas as horas e de uma forma monocórdica nas televisões e nos jornais.
Estes livros que agora aqui deixamos agrupam uma série de textos da autoria do nosso companheiro José Luís Félix. São eles o «Isto é que vai uma crise», «Mudando de Conversa» e «Toma lá Disto». Estão paginados e prontos a imprimir. Neles se nota o saber, a capacidade de explicar os complexos (ou nem tanto) assuntos da economia, o humor e ironia que nos habituamos a ter quando estávamos com ele.
Os que privaram de perto com o Zé Luís sabem como era importante para ele escrever e reflectir sobre a realidade, sobre os embustes que a toda a hora nos vendem para melhor nos enganarem.
Estes três opúsculos são da sua autoria. Não estão assinados. Sabem os que privaram de perto com ele, que não tinha o hábito de assinar os seus textos políticos.
Mas assinava os literários. Aqui fica também «A Homenagem à memória de D. Branca» uma peça satírica que ele tinha intenção de encenar e fazer nas ruas.
Obrigado companheiro.   


Sem comentários: